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Minha Experiência no Artist's Alley da CCXP 2019 em São Paulo

Neste post irei compartilhar com vocês a experiência completa sobre a minha primeira participação no Artist's Alley da CCXP 2019 em São Paulo!


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Eu e Thiago Egg dividimos a mesa G22!



Antes da Grande Jornada começar


CCXP 2018

A experiência de participar do AA 2019 começou antes de sequer saber se eu havia sido selecionada (sim, existe uma seleção e eu irei falar dela daqui a pouco).


Em 2018 eu me inscrevi e não passei, por motivos de *meu portfólio estava uma verdadeira porcaria*. E digo isso sem auto martírio: se tratava de um blog no qual taquei uns rascunhos do meu quadrinho inacabado sem explicar nada com nada. Era óbvio que não daria para passar nem na porta da CCXP com isso. Mas, eu tentei. Né.


Para minha surpresa, a X3 Clay, que é uma fábrica de massa para escultura (na época, com sede na minha cidade, Vitória/ES, hoje, em São Paulo) me convidou para cobrir o evento para o estande deles na CCXP 2018 e na Pixel Show do mesmo ano!


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Eu, Gustavo e as filhas do Fábio, dono da X3


Só passando pela experiência de ter revirado a CCXP18 de cabeça para baixo, incluindo o AA, é que comecei a ter ideia de onde eu estava me metendo: um evento gigantesco, com quase a população da minha cidade, recheado de muita, mas muita coisa da cultura nerd e pop. Só indo lá para ter a real dimensão da coisa, então nem vou perder tempo escrevendo aqui para você.


Na CCXP 2018 aconteceram coisas que preciso listar aqui que foram fundamentais para me fazer acreditar que era possível eu, um dia, estar participando como artista deste evento:


  • Tive motivação para fazer a edição 0 do meu quadrinho Las Malvinas - A Maldição de Sueli (leia online aqui), que estava encalhado há meses

  • Conheci do dono do Copa Studio, o Zé Brandão. Ele levou um quadrinho e me deixou portas abertas para um pitch

  • Conversei com vários artistas e donos de editoras e tive feedbacks maneiros

  • Consegui entregar um quadrinho para Rebecca Sugar, criadora do desenho Steven Universo.


Agora vamos para 2019

Quando abriu a seleção em Maio de 2019 (atrasou, costuma ser em Abril), eu me inscrevi com o seguinte pensamento: "eu não terei grana para ir, portanto, se eu passar, já é o bastante para saber se eu sou boa artista". Cara.... Sem comentários acerca desse pensamento pequeno.



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Print da mensagem de Parabéns!


Nem preciso falar que esse pensamento de *bosta* passou logo quando eu recebi o e-mail de "parabéns, você foi selecionada!".


Agora você me pergunta sobre como é a seleção para participar do AA. Vou listar aqui tudo o que eu sei:

  • Você precisa aguardar as inscrições abrirem na parte do AA no site da CCXP (clique aqui)

  • Lá vai ter uma ficha enorme para ser preenchida. Na minha humilde opinião de artista principiante em CCXP, alguns campos são realmente muito importantes e decisivos: Por qual motivo você merece estar na CCXP (sim, essa pergunta é feita); O que você vai levar para o AA caso você passe; Insira seu portfólio aqui; e, não menos importante (e vai soar muito estranho), Observações que você queira fazer para nós (ou algo assim, é um campo não obrigatório)

  • Por qual motivo você merece estar na CCXP: Eu achei uma fala do Ivan Freitas (que é o organizador chefe do AA e o responsável pela seleção) no grupo do Artist's Alley no Facebook (clique aqui) dizendo que artista iniciante não entra. Então, se você for que nem eu em 2018 e colocar que o AA vai ser um belo início de carreira, você tá fora. No começo eu achava um absuurrrdo (quero meus direitos!), mas hoje eu penso que "ainda bem que não passei antes, eu não daria conta".

  • Insira seu portfólio aqui: Antes eu achava que eu teria que ter um Behance top das galáxias. Mas em 2019 eu coloquei o meu Instagram e deu certo. Não acho que o número de seguidores influencia (pois artistas maiores e menores no Insta do que eu passaram), mas sim, o quanto você é ativo nas redes sociais como artista. O Ivan também já disse que o gosto dele não é critério de avaliação. Na verdade, ninguém sabe com exatidão quais são os critérios, pois em 2019 alguns artistas grandes e recorrentes não passaram no processo seletivo.

  • Observações que você queira fazer para nós: Esse é um campo opcional e eu acho que é aqui que fez a diferença para eu passar no AA. Eu escrevi que tentaria, dentro dos limites possíveis de esforço e espaço da mesa, trazer algum entretenimento para a minha metade de mesa. Eu tinha planos mais audaciosos para isso, mas como 2019 foi um ano cão from hell, não deu para fazer muita coisa. Mas, se eu passar em 2020 (olha promessa....), eu vou tentar fazer coisas mais legais para colocar na mesa.

  • Depois de preencher a ficha, você senta e espera. Infelizmente, como já disse, ninguém sabe muito como que funciona o processo de seleção, os critérios, etc.


Passei, e agora? CHORA AMORA!


Foi neste momento que a porca torceu o rabo: a CCXP foi a minha primeira "feirinha". Eu nunca havia vendido nada ligado aos meus desenhos ou ao quadrinho. Eu não tinha nem a toalha da mesa.


Então, o resumo da ópera foi o seguinte: eu surtei, achando que não merecia ter passado, tive que juntar dinheiro de não sei da onde para ir no evento (gente, já adianto, foi muito caro. O custo total, incluindo passagem, impressão, comida, etc., foi de mais ou menos R$ 5000,00), o meu namorado quebrou o braço e o joelho, tive que tomar conta sozinha da empresa (e do namorado) por quase 3 meses e ainda produzir TUDO que ia ser vendido lá. Para piorar, eu não tinha nem uma fanart desenhada, pois a delícia aqui só faz autoral, e peguei otite na véspera da viagem. KKK. Chupa 2019, sobrevivi!


Eu fiz uma pré-venda em cima da hora no Insta do quadrinho e GRAÇAS A DEUS e aos SEGUIDORES o que eu vendi deu para cobrir os custos com impressão que tive (que foi um dos custos mais caros). Cara, sou eternamento grata por isso!



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Entregando os quadrinhos da pré-venda



Finalmente, CCXP 2019!


A Feira em si

Eu tremia que nem vara verde. Cheguei no Spoiler Night super estressada, pois era a primeira vez organizando a mesa. E o medo de não vender nada? Para piorar, o primeiro dia vendeu bem pouquinho (mas foi muito bom para uma quarta, de acordo com o meu parça de mesa, Thiago Egg).



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Mesa pronta!! Mudamos a disposição dos produtos 500 vezes durante o evento


A coisa mais preciosa para mim de todo o evento foi ter tido o reconhecimento a respeito da minha arte de pessoas que nunca vi na vida e que não me conhecia. Cara, isso não teve preço.


Se você não sabe, eu passei anos (de +- 2003, 2002, à 2015) desenhando escondida com medo de mostrar meus desenhos. Somente em 2015 eu criei coragem para mostrar o que eu fazia (para o Gustavo) e somente em 2017 eu comecei a estudar desenho (assista o vídeo sobre essa história). Então, ver pessoas gostando e pagando pelos meus desenhos é algo que não consegui processar ainda. Foi muito mais que maravilhoso!!


Sem contar a quantidade de gente que foi me ver!! Galera que me segue no Insta, famosos que eu sigo no youtube... Foi muito carinho, ganhei um bocado de coisa, foi perfeito!!


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Obrigada por terem ido me ver!!!


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Algumas personalidades que passaram na minha mesa


Eu realizei um sonho também: apareci no IGTV na Cartoon Network! Só quem me conhece sabe o quanto eu sempre fui fã da CN, desde pequena! Eles foram lá, venderam meus produtos para mim (kkkk foi muito engraçado) e eu fechei o vídeo fazendo pose de garota propaganda! Foi IRADO! Clique aqui para assistir! Ainda teve a participação no Insta do Omelete e ao vivo no SBT com o Ivo Holanda (nem achei as filmagens, se alguém souber, me manda).



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Eu e o Jeff, apresentador da CN na CCXP 2019

Detalhe para o bottom da vovó Juju que ele levou


Outra coisa que merece um destaque especial foi a participação no Primeiro Álbum de Figurinhas do AA, que foi incrível! Ter a própria figurinha ao lado de artistas que admiro e fazer novas amizades por causa do álbum foi muito bom! Muita gente reclamou, dizendo que o álbum atrapalhou a mesa, mas para mim, o álbum me ajudou a divulgar o meu trabalho e me deu a oportunidade de vender mais. Acho que alguns pontos pode melhorar, como a questão da numeração das figurinhas, mas no mais, acho que foi um grande sucesso! Fora que o material ficou profissional de primeira qualidade!


O evento em si foi muita correria, não dava tempo para nada, mas o objetivo era justo esse. Sentar só mesmo indo no banheiro, kkk! Mas foi divertido conversar com todo mundo, foi um ganho enorme de experiência atendendo ao público e compreendi o que o pessoal mais gosta no AA!


Apesar da correria, deu tempo de fazer amizades, avaliar portfólios, bater foto, jogar conversa fora... Enfim, o AA é muito mais do que ir lá vender suas muambas.


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Eu plena no Spoiler Night (só que não)



Coisas não tão boas do Artist's Alley

O estoque de Print e Bottom acabou duas vezes, o que foi ótimo e ruim ao mesmo tempo, pois as gráficas em SP não abrem no fim de semana, para desespero geral. Com relação aos bottons, tenho que agradecer à Ana e ao Diogo, que viraram noite para me entregar um estoque lá dentro do evento. Muito obrigada pela parceria! E ao Seu Heleno (que não é o Heleno que me dá aula de desenho) que foi entregar marmitex lá dentro do evento para nós também! Fiquei bem alimentada, diferente de 2018 (passei fome só com o lanche caro dos food trucks).


Uma coisa que quero deixar muito bem registrada aqui: Quadrinho não vende bem na Comic Con (pelo menos o meu não foi assim). Por mais louco que isso pareça, a gente teve que laçar as pessoas e pedir para conhecerem a história e implorar apoio (compratiaporfavorajudaeu!). Infelizmente essa é a realidade do quadrinho nacional nesse evento: as pessoas vão lá pelo print e pelo bottom, não pelos quadrinhos (somente a minoria vai). Então, para o próximo, preciso começar mais cedo, fazer um catarse bem feito ANTES e ir mais bem preparada e estudada, especialmente quanto ao custo de produção do quadrinho, que foi bem caro. É isso.


Tem que estar preparado com muito analgésico, sapato extremamente confortável e disposição para aguentar o tranco. É uma maratona que, realmente, não é para amadores. Basicamente, eu achei que ia morrer hauhauhau. Mas deu tudo certo.



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Foto da Pantufa que comprei no evento

Foi o que salvou parcialmente os meus pés



Depois da CCXP, o que muda?


Bom, o que mudou é que AGORA SIM, eu acredito muito mais em mim do que antes. Agora eu sei que as pessoas gostam do meu trabalho e comecei a acreditar também que desenhar dá futuro SIM. Por mais ridículo que possa parecer, eu sempre achei que era impossível viver dos meus desenhos e a CCXP me possibilitou acreditar que posso fazer o que mais amo na vida: desenhar.


E daqui para frente?

Agora os planos são:

  • Me profissionalizar direito

  • Estudar mais

  • Fortalecer a Amora Boreal na Internet trazendo um conteúdo com mais qualidade e diversão!

  • Desenhar mais!

  • Começar os projetos bem antes do evento kkk

Em 2020 eu pretendo ir à outras feiras, em Vitória/ES e fora do Estado, além de ter uma arte mais consistente, que entregue uma mensagem e um aprendizado mais coerente. Eu sei que não vai ser fácil, mas com certeza, irá valer a pena!


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Melhores vizinhos de mesa! Obrigado pela parceria!


Para fechar, quero deixar um agradecimento especial ao Gustavo, que foi quem mais me deu apoio na vida para isso tudo acontecer. Obrigada por ter pego na minha mão e ido junto comigo.

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Lerigou



E Obrigada você por ter lido até aqui! ;D

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1 comentário


Maravilhoso. Adorei assistir cada um desses momentos de camarote. Você merece muito mais. Ah, Cartoon Network, nos aguarde que Amora Boreal está sedenta.

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