top of page

COMO CRIAR PERSONAGENS AUTORAIS

No post de hoje eu vou contar para você como é o meu processo de criação de personagens autorais! Abaixo você pode conferir um vídeo no YouTube em que mostro como foi!


ASSISTA AO PROCESSO DE CRIAÇÃO DESSE PERSONAGEM



COMECE BUSCANDO INSPIRAÇÃO PARA UM TEMA


A primeira que eu faço é procurar um tema para essa ilustração que está para nascer. Para isso eu já tenho estabelecido algumas ferramentas que podem me ajudar.


Então, eu começo olhando para dentro de mim e tentando perceber o que eu estou sentindo naquele momento. Pode parecer meio loucura, mas eu tento primeiro enxergar o meu sentimento como um personagem vivo na minha mente. A pergunta chave é: "se o que eu estou sentindo fosse alguém ou alguma coisa, o que seria?".


Por exercitar isso durante anos e várias vezes ao dia, os monstros aparecem na minha cabeça com muita facilidade. Houve época que eu nem conseguia dormir sem ter que colocar para fora a quantidade de monstros que surgia. Achei que iria ficar doida de verdade, ahah.


Nem sempre isso funciona, pois no mundo da criação não existe fórmula mágica. Então, quando o processo acima falha, eu recorro ao Pinterest. Fuço tudo lá até juntar referências e temas legais. Aliás, vou deixar o meu Pinteres aqui para você seguir, lá já reuni uma boa quantidade de pins legais para inspiração: https://br.pinterest.com/amoraboreal/


E quando tudo falhar e você começar a se descabelar, calma! Ainda tem uma última carta, que é o aplicativo What to Draw. Este app te dá frases (muito loucas, jesuis), temas ou prompts para você ilustrar. São várias temáticas e você consegue regular o grau de complexidade das frases. É bem maneiro, recomendo muito.



VAMOS CONTAR UMA HISTÓRIA?


Agora que você já tem um tema, é sempre muito legal tentar criar uma historinha para o personagem, pois a ilustração nada mais é do que uma "narrativa visual", ou seja, uma história contada somente com o desenho (sem fala, sem texto).


A historinha não precisa ser nada complexo. No caso do personagem do vídeo, a história dele seria "uma cobra alada que sai das profundezas do mar em busca de uma liberdade infinita". Isso dará muito mais riqueza e movimento ao seu desenho e deixará seu personagem muito mais consistente.


Uma dica para construir a história por trás do seu personagem / ilustração é pensar: "Como seria se fosse o resumo de um filme ou série?".



É HORA DE RABISCAR


Com o tema e a história definidos, é hora de colocar as ideias no papel! Então faço uns sketchs bem riscados mesmo, sem compromisso com nada, só para esboçar as ideias iniciais. A vibe aqui é organizar a composição, os elementos e definir aspectos gerais do personagem.


Tendo a sua thumbnail (esse rabisco inicial) pronta e escolhida, é hora de desenvolver o rascunho! Eu gosto muito de começar definindo as linhas de ação (ou o gestual / gesture / pose), e para isso eu recorro mais uma vez ao Pinterest e coloco na busca "drawing poses" ou algo do tipo (a busca em inglês te dará um material mais abrangente).


Pose definida, eu começo a trabalhar o sketch por etapas. Então, vou listar aqui para ficar mais fácil:


1) Defino a pose / gestual;


2) Faço um croqui bem feião a partir das linhas de ação. A ideia aqui é dar a forma primária do personagem, seguindo as regras de proporção, anatomia e estudo de shape, de forma que faça sentido com a personalidade/tema que eu escolhi para o personagem ou ilustração lá trás;


3) Com esse croqui feião pronto, vou refinando e colocando cada vez mais detalhes (uma borracha limpa tipos ajuda muito a medida que você vai avançando cada etapa), até ficar com a linha bem certinha. É trabalho de paciência. Uma dica é estudar como é o processo de criação de esculturas em clay, pois a ideia é a mesma.


4) Após todos os detalhes colocados, o personagem está pronto para ganhar vida com a finalização que você preferir!



NÃO PARE POR AÍ


Eu sempre gosto de ir muito além do que a narrativa visual está dizendo! E para isso eu costumo, para alguns personagens, escrever um conto do que vem antes e depois do que está acontecendo na ilustração. É um jeito bem gostoso de dar ainda mais vida aos personagens!


Estou compilando esses contos no Livro dos Monstros! E você pode lê-lo aqui!

.

.

Espero que o meu processo de criação tenha te ajudado! Até a próxima!

Comentários


  • TIKTOK
  • INSTAGRAM
  • FACEBOOK
  • YOUTUBE
  • PINTEREST
  • Tapas (HQ)

© Amora Boreal - Todos os direitos reservados.

bottom of page